Beaucarnea
Descrição:
A Beaucarnea também comnhecida como Pata-de-Elefante usada como planta ornamental e em paisagismo. A Beaucarnea é uma espécie nativa do leste do México que pode atingir o porte de até 9m. Com seu ciclo de vida: Perene.
Para mantê-la saudável é necessário:
- Iluminação: Se adapta bem a lugares bem iluminados, onde receba luz solar direta por cerca de 4 horas e indireta o resto do tempo. Também se adapta a jardins onde receba sol pleno durante uma parte do dia e no restante fique à meia-sombra.
- Rega: A rega deve ser freqüente nos primeiros meses após o plantio ou mesmo enquanto a planta é jovem. Quando adulta, se estiver plantada em jardins, regue uma vez a cada quinze dias, caso não chova. Peste atenção na rega, pois água em demasia apodrece as raízes da planta e, caso esse excesso chegue atinja o caule não há como salvar a beucarnea.
- Substrato: O ideal é misturar partes iguais de terra vegetal, terra comum de jardim e areia.
- Adubação: Para cada 4 litros de mistura: 1/2 colher de chá de superfosfato a 20%; 1 colher de sopa de calcário dolomítico e 2 colheres de chá de NPK 6-12-6.
- Poda: Deve-se retirar as folhas secas quando necessário, mantendo a planta limpa e saudável.
- Método de propagação ou replante: Se multiplica por sementes na época da primavera.
- Na hora de trocar a planta de vaso, retire todas as raízes mortas da beucarnea e utilize como substrato uma mistura com partes iguais de areia, terra comum de jardim e composto orgânico.
* Imagens meramente ilustrativas.